quarta-feira, 19 de junho de 2013

Viradouro abre inscrições para oficinas de percussão e passista

A direção da Unidos do Viradouro já começou as atividades para o carnaval de 2014. Só neste mês duas oficinas começaram a agitar as noites na quadra da agremiação. A partir de quinta-feira, 09, as portas da quadra da vermelha e branca estarão abertas para todos àqueles que desejam aprender a tocar algum instrumento ou até mesmo ser ritmista da bateria Furacão Vermelho e branco. Para se inscrever basta ir até o local a partir das 20h com muita vontade de aprender. A única exigência é que os candidatos sejam maiores de 18 anos. Este já é o quarto ano da oficina de Percussão de Mestre Pablo e já formou muitos ritmistas que hoje fazem parte da bateria Furacão Vermelho e Branco.
 Já no sábado dia 11, também na quadra da escola será oferecido para a comunidade a Oficina de Passistas. Além de aprender o verdadeiro samba no pé, os alunos poderão aprimorar um pouco mais seus conhecimentos na cultura carioca, na expressão e postura corporal.  O curso é aberto para todas as idades e conta com aulas totalmente gratuitas, ministradas pela diretora da ala de Passistas da agremiação, Ângela dos Santos.
 As inscrições para participar da Oficina de Passistas da Viradouro poderão ser feitas no primeiro dia de aula a partir das 16h. Para isso, basta apresentar 2 fotos 3×4, xerox dos documentos e comprovante de residência, no caso de menores apresentar xerox da certidão de nascimento.

Grande Rio abriu vagas em alas de comunidade e mestre Ciça voltou a ensaiar bateria

Após apresentar a equipe que comandará o projeto do carnaval do próximo ano, a  Acadêmicos do Grande Rio começou no dia 6, a movimentar sua quadra, em Duque de Caxias, em preparação ao desfile de 2014, quando vai homenagear os 200 anos da cidade de Maricá.
Moradores da Baixada Fluminense que queiram se tornar componentes da tricolor poderão tentar uma vaga na escola para o próximo Carnaval ao apresentar, na secretaria da agremiação, duas fotos 3×4 e documentos originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência. As inscrições serão gratuitas e acontecerão às segundas, quartas ou sextas-feiras, sempre das 10h às 20h.
- Além dos candidatos a desfilantes, antigos componentes também devem comparecer à quadra para renovar a carteira de componente – avisa o novo diretor de harmonia da Grande Rio, Thiago Monteiro.
Mestre Ciça volta a treinar bateria e busca novos ritmistas
Assim como as alas de comunidade, a bateria da Grande Rio também será renovada. É que mestre Ciça pretende abrir para novos talentos a oportunidade de integrar o time de 300 ritmistas da Invocada, como é apelidada a bateria da escola. Às noites de terça-feira, enquanto ensaia seus componentes, a partir das 20h, Ciça vai comandar mais uma edição da escolinha de percussão, também gratuita, e tentar encontrar, através das aulas, futuros ritmistas.
- Ano passado, consegui formar uma ala de tamborins com muitos alunos da escolinha. Se a pessoa se dedicar, aprende rápido. As aulas acontecem de forma simultânea aos ensaios, então o aluno aprende na prática – explica o mestre.
A quadra da Grande Rio fica na rua Wallace Soares, 5 e 6, no Centro de Duque de Caxias. Quem quiser mais informações sobre a oficina de percussão e/ou sobre as inscrições para alas de comunidade deve ligar para (21) 9457-0573.
Veja abaixo algumas imagens da apresentação da equipe, realizada no dia 1º de Maio. As imagens são de Vicente Rodrigues e Rodrigo dos Anjos

Império da Tijuca divulgou sinopse de BATUK

Leia a sinopse da Império da Tijuca. O enredo Batuk é o tema que será desenvolvido pelo carnavalesco Junior Pernambucano para a escola que abrirá os desfiles do Grupo Especial em 2014
“BATUK”
Tocar, bater, vibrar;
Batuk.

Que faz lembrar África dos nossos ancestrais
E a pureza dos cânticos à vida, onde tudo é ritmo.
N’aldeia, em volta da fogueira,
Alegria e dança; celebração!
A etnia é guerreira, tem o dom da comunicação.
Assim quiseram os deuses,
Pois minh’alma é força, é parte natureza.

Transforma o corpo em orquestra, instrumento,
Cura. Fala de Saudade. Alerta.
Baila no rito do mascarado a iniciação,
Enfeita as cabeças, espalha felicidade.
Faz kizomba, enaltece os valores da amizade.

Gira no ritual que espalha axé,
Mistura negro, branco e índio.
Canta forte, pois tem fé,
Bate palma, pois tem fé,
Reza, é sagrado, é sinal de fé.

Eleva o canto aos céus e pede,
Clama o fim das injustiças, quer ser livre.
Coroa a liberdade em forma de prece,
Ao bondoso Deus e ao divino espírito santo.

Faz-se essência da cultura popular.
Dos reis, crioulas, marujeiros e brincantes,
Rodopia, irradia alegria, espanta a tristeza.
Desce a ladeira no passo que “freve”, ferve!
Segue o cortejo da casa real, cortejo da coroa imperial.

Profano,
Embala o corpo, põe pra dançar.
O ritmo desce a ladeira, inclui,
Dita moda, conscientiza, refaz as cabeças.
Mistura, faz crítica, fala da realidade,
Faz onda que recria uma nação.

Alegria de todo um povo,
Condenado, proibido, imoral.
Mesmo assim resistiu, pôs-se a jongar,
Voltou pros salões, virou fino trato.
Enfeitou-se de flores, levantou o estandarte,
Lançou perfume e apaixonou a sociedade.
Saiu por aí, deu samba, fez escola.

Subiu o morro,
Lá do alto fez seu reinado e estendeu o manto,
Verde de esperança e branco da paz.
Coroou uma gente guerreira,suburbana, feliz,
Que hoje faz sua batucada especial.

Afinal, da África ao Brasil,
Em todo mundo,
É tempo de Batuk.

Instituto Abraço do Tigre é inaugurado com festa em São Gonçalo

Foi inaugurada na manhã de ontem, a sede do Instituto Abraço do Tigre. O projeto, que nasceu dentro da agremiação de São Gonçalo e do sonho de atender a comunidade da região, ganhou corpo e, agora com sede própria, dá o primeiro passo para a autonomia, continuando a ser um braço forte da vermelho e branco.
Sendo uma ONG sem fins lucrativos, o Instituto Abraço do Tigre tem como objetivo promover o desenvolvimento humano no município de São Gonçalo, oferecendo à comunidade local serviços gratuitos como assistência médica e odontológica, consultoria jurídica, além de atividades socioculturais e esportivas.
Presidido por Virgílio Leocádio, o espaço tem como carro chefe,  os cursos profissionalizantes oferecidos em parceria com entidades como a Usina Social e o Canal Futura, que possibilitou a implantação da primeira sala Futura em São Gonçalo e terceira no Rio de Janeiro.
- A intenção do instituto não é promover o assistencialismo e sim, capacitar a  comunidade com cursos profissionalizantes e promover o fácil acesso a serviços que são fundamentais na vida de cada um, disse ele.
Funcionando em uma casa ampla doada pela família Oliveira, uma das fundadoras da escola de samba, o Instituto Abraço do Tigre funcionará diariamente a partir de hoje, 02 de maio. Rommel Oliveira, filho de Sérgio Oliveira, fundador da escola, prestigiou a inauguração e se mostrou bastante emocionado com o momento:
- Estar aqui hoje é muito importante para mim e minha família. Estamos realizando um sonho, que é o de ter um espaço próprio.  O Instituto vinha sobrecarregando a escola de samba e agora, em lugar disso, poderemos ser também um braço de apoio para ela. Caminhando juntos, buscando parcerias que possam também somar com o Tigre, estaremos novamente estruturados para ajudar a Porto da Pedra a voltar ao Grupo Especial – finalizou ele
Estiveram presentes ao evento,  Elis Regina, Presidente do Instituto Usina Social, Priscila Pereira, coordenadora de Projetos da Fundação Roberto Marinho, Renata Gazé, analista de projetos da mesma entidade e Carlos Henrique, coordenador  do programa SERPRO de Inclusão Digital,  além de lideranças políticas da região como Diogo Lopes – subsecretário  de meio-ambiente, e Max Domingues – subsecretário de turismo .
A Unidos do Porto da Pedra, representada pelo segundo casal d mestre-sala e porta-bandeira, Diego e Cinthia, encerrou a festa com show da bateria Ritmo Feroz, comandada por mestre Barrão em sua estreia como diretor de bateria do Tigre.
Para saber maiores detalhes sobre o Instituto Abraço do Tigre, basta acessar a página oficial do projeto:www.abracodotigre.org.br. Confira algumas imagens do evento, feitas pela fotógrafa Larissa Lima

União de Jacarepaguá lança seu enredo para 20140

A União de Jacarepaguá lançou seu enredo para o carnaval 2014, na noite do último domingo. “Os Iorubás – A história do povo nagô”, foi o tema escolhido pelo carnavalesco Jorge Caribé para apresentar na Marquês de Sapucaí, o carnaval da verde e branco do Campinho.
Em uma breve explanação sobre o enredo, Caribé falou um pouco do objetivo principal do tema:    - Vamos colocar na avenida a vida do negro africano em sua terra.  Iremos retratar e falar sobre Oyó, Abel, Ocutá e sobre lugares maravilhosos onde o negro exerceu sua prática e sua crença, sem nenhum tipo de preconceito. Em uma fase muito triste da história, esses negros vieram para o Brasil em forma desumana.  Mostraremos que mesmo assim eles nunca perderam sua fé; mesmo arrancados de sua terra natal, com a roupa do corpo, com os nomes trocados, tendo que deixar seus nomes de origem para trás, sendo batizados com novos nomes perante a igreja católica: Pedro, Manoel, João… Apesar disso trouxeram no coração e na mente, a fé e o respeito pelos seus orixás, mesmo num momento de dor. Aqui no Brasil, como a história já cansou de mostrar, são os responsáveis por grande parte do crescimento da nossa história, no Brasil não há uma raça pura, explicou
Veja, na íntegra a explanação de Caribé sobre o enredo de 2014 da União de Jacarepaguá:
No Brasil nós somos mestiços, somos misturados, temos sangre negro na veia.
Conta a história, que os primeiros negros aos serem alforriados juntaram dinheiro para libertar as negras africanas que eram rainhas e sacerdotisas na África, conhecidas como Adetá, Kalá e Iyá Nassô, foram as três primeiras negras africanas libertas e que fundaram em Salvador a primeira casa de culto religioso africano no Brasil, também conhecida como casa branca ou engenho velho da Bahia, fundando assim o candomblé que é uma religião única do nosso país, não existe em outro lugar do mundo.
É uma religião reinventada somente pro nosso povo, nem na África tem o Candomblé, essa palavra não existe por lá.
Dali surgiram todas as casas de santo como a gente costuma dizer, todos os axés e todas as raizes religiosas até chegar aos dias de hoje.
Esse é um resumo muito breve.  Não vamos mostrar o sofrimento e a escravidão,  nós vamos mostrar o negro soberano, o negro rei, o negro sacerdote, até chegar no final do nosso tema que são os dias de hoje onde poderemos exercer livremente a nossa prática religiosa; em todas as religiões afrodescendentes e com isso levantar a bandeira da intolerância religiosa; das opções sexuais, nem brancos, nem amarelos, nem índios, nem mulçumanos, gays, heteros, ricos ou pobres.
Nosso enredo, nosso carnaval quer mostrar que nós da União de Jacarepaguá, pelo menos nesse dia de carnaval vamos defender com um grito muito forte quem nós somos, sem ter a vergonha de mostrar que nós somos negros de alma e coração e que a nossa religião é a religião dos orixás, esse é o nosso objetivo.
Resgatando a maravilhosa cultura Iorubá,  também usaremos cores agressivas e quentes, muito laranja e coral; também utilizaremos cores cítricas, marrom, preto, bege e pastéis misturadas no verde.  Vamos começar cedo nosso carnaval.
Inclusive na próxima semana já entregaremos os figurinos, fato inédito numa escola de samba.
Este ano  fizemos um carnaval muito bonito e conseguimos alcançar o nosso objetivo, que foram duas vitórias: ser promovido do grupo B para a Série A e se manter no grupo.
Sendo este o meu segundo ano na escola, o meu objetivo para o carnaval de 2014 é subir mais alguns degraus,  e pedir muito aos orixás que a União de Jacarepaguá chegue às cinco primeiras do grupo, pois existe uma conversa nos bastidores de que poderá haver um desfile das campeãs na sexta-feira após a quarta de cinzas. – explanou Caribé.
O evento  recebeu vários nomes  do mundo do samba como os intérpretes Pixulé, Clóvis Pê e Lico Monteiro e como surpresa para agremiação compareceu também Ciganerey que depois de brindar os presentes com vários clássicos do samba, comunicou que irá ajudar o carro de som da escola. Não cantará, mas participará efetivamente na montagem e assessoramento ao intérprete oficial, Tiganá.
Representantes de outras agremiações estiveram presentes, como o  casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela, Mosquito 2º. Mestre-Sala do Salgueiro, Diretoria e a Musa Andrea Martins da Unidos de Padre Miguel .
Outro ponto de bastante destaque na festa foi a apresentação de Negralu como MUSA. A beldade que já esteve na ala de passistas da Caprichosos de Pilares, e também não é novata no samba, chegou esbanjando charme e elegância. Seu papel junto a ala de passistas será fundamental para o incentivo às meninas, principalmente as mais novas.  – Cheguei para ajudar, para dar força e incentivar. O samba não é um meio tão fácil de se conviver. Muitas coisas acontecem e temos que estar preparados. O carinho com que todos da ala me receberam foi emocionante. Foi lindo ver a escola toda alegre e vibrando com a festa. O presidente Reinaldo e todos da diretoria me receberam muitíssimo bem. Vou me esforçar para corresponder à altura e tenho a certeza que com esse enredo não será difícil.
A festa terminou por volta das 21h com a bateria RITMO UNIÃO e o intérprete TIGANÁ relembrando grandes sambas que fizeram história na escola.
A entrega da sinopse esta prevista para junho, mas ainda sem data confirmada.
- Com um grande enredo, certamente teremos um excelente samba. – frisou o presidente Reinaldo.

Imperatriz lançou enredo oficialmente no fim de semana


Foto:Diego Mendes
A Imperatriz Leopoldinense lançou oficialmente seu enredo. Com festa na quadra, Zico, o homenageado da verde e branco no próximo carnaval, foi recebido pela comunidade gresilense que pode, além de ouvir breve explanação do carnavalesco Cahê Rodrigues sobre o tema, disfrutar também da atração reservada para receber o Galinho de Quintino em sua estreia na quadra de ensaios. Com show ao vivo do Grupo Revelação, um dos favoritos do ex-jogador, os convidados e a comunidade ovacionaram o maior ídolo da torcida do Flamengo.
- Dizer que estou muito feliz e emocionado seria redundante. Todos sabem que sou um homem do carnaval, sempre participei e desfilei, não só na Sapucaí mas também nos blocos de Quintino, bairro onde eu morava. Para você só posso dizer o seguinte: sou acostumado a levantar taças e desta vez vamos levantar a taça do samba, discursou Zico, que contou com a presença de toda a família na festa.
Zico não sambou mas arriscou uma levada no tamborim durante o show do Grupo Revelação. O título do enredo que a Imperatriz levará para a avenida no próximo carnaval é: “Arthur X- O reino do galinho de ouro na corte da Imperatriz” e a sinopse será divulgada em breve.

Salgueiro já tem enredo para 2014

O Salgueiro apresentou  o enredo que levará para a Sapucaí no próximo carnaval. A dupla de carnavalescos Renato e Marcia Lage apresenta o enredo GAIA – A VIDA EM NOSSAS MÃOS .
O enredo abordará criação do universo, partindo de uma lenda afro-brasileira, na qual Deus – Olorum criou o mundo material e tudo que está nele, inclusive o homem. Para ajudá-lo nessa tarefa, criou também os Orixás, forças sobrenaturais que habitavam o Orum (Céu) e se concretizaram associados às forças da natureza e seus elementos planetários, manifestando-se através desses.
Conta a lenda yorubana que no princípio dos tempos existiam dois mundos: o Orum, espaço sagrado dos orixás, e o Aiyê, espaço destinado aos seres vivos – Terra. No Aiyê primitivo só existia água. Um dia Olorum resolveu recriar o espaço para a humanidade que também seria criada num segundo momento.
Designou os orixás, cada um relacionando com um dos elementos: ar, terra, fogo e água.
Renato e Márcia fazem uma viagem destacando a importância de que possamos viver numa sociedade mais sustentável ambiental e socialmente, da infância até a mais sábia das idades, quando desejamos ter um envelhecimento ativo, com saúde, desenvolvendo novas capacidades.
A vermelho e branca espera contribuir, através da escolha do enredo, para ajudar na garantia da sobrevivência e sustentabilidade de todas as espécies do sistema vivo e celebrar a vida, prolongando com saúde e consciência cada ato vivido.

Mestre Zumbi apresenta sua diretoria

Composto por, Abacaxi, Vitor Rocha, Lucas Japonês, Zé Mendes, Edinho, Celso, Serginho, Valter , Eduardo, Léo, Negueti, João Marcio, Bocão e Claudia , única mulher a compor a direção de bateria, o segmento  já começa a ensaiar na primeira semana de maio visando sua preparação para o carnaval.
- Retornar à Sapucaí está sendo como voltar ao quintal da minha casa, casa de todo sambista. Estou muito orgulhoso em estar defendendo as cores da Em Cima da Hora , isso é uma satisfação muito grande pra mim, disse Zumbi, que estreou na azul e branco em 2012, quando a escola integrava o Grupo C do carnaval carioca.
Em seu terceiro ano comandando a  bateria 10.1, Zumbi terá a oportunidade de dar ritmo e vida ao samba imortalizado em 1976. “Os Sertões”, enredo apresentado naquele ano, ganhará releitura assinada pelo carnavalesco Marco Antônio. Mestre Zumbi, conta que está preparado para o desafio  e que seus  ritmistas farão bonito na avenida.
- Por ser uma reedição terei um maior cuidado com a sustentabilidade rítmica, em prol desse grande samba, sempre mantendo um andamento que não atrapalhe a harmonia da escola, mas é claro, vou mostrar muita versatilidade, afirma ele.
Visando as notas máximas no próximo desfile, ele convoca os ritmistas a  realizarem o recadastramento , que ocorrerá todas as quartas-feiras na  quadra da escola , em Cavalcante.
- Meus ritmistas são meus amigos. Sou apenas a ponta da flecha, e são eles  que vão nos ajudar a conquistar as maiores notas e contribuir para nos  levar ao Grupo Especial, finalizou ele.
A Em Cima da Hora abrirá os desfiles da Série A do carnaval carioca de 2014.