sexta-feira, 22 de março de 2013

Império da Tijuca renova contrato com o seu 1º casal


O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Império da Tijuca, Jaçanã Ribeiro e Antônio Carlos Nunes, o Peixinho, tiveram seus contratos renovados na noite desta segunda-feira. Jaçanã vai para o oitavo ano na escola, e, apesar de ter recebido convites durante este tempo, o amor pelo Império da Tijuca falou mais alto. Emocionada, a porta-bandeira de 33 anos conta a satisfação de defender as cores da verde e branco do morro da Formiga pela primeira vez no Grupo Especial:

- Me sinto muito feliz e honrada em levar o pavilhão do Império da Tijuca na ascensão da escola ao grupo de elite. Mais feliz com a parceria com Peixinho que deu certo. Ele é um excelente mestre sala e amigo. Nossa química é perfeita. Vou para o meu oitavo desfile orgulhosa de representar a Formiga na avenida.

Peixinho está como parceiro de Jaçanã na escola pelo terceiro ano seguido. Começou como mestre-sala aos 16 anos, passando por escolas como Caprichosos de Pilares e Inocentes de Belford Roxo. O retorno ao Grupo Especial é um sonho que vinha buscando há muito tempo.O profissional afirma que não medirá esforços para fazer bonito em 2014:

- Nosso trabalho será dobrado, e pela motivação do nosso presidente e toda diretoria, estamos chegando para ficar no Especial. Agradeço a Jaçanã, que me ajudou a alcançar este sonho que tinha de retornar ao Grupo Especial. Uma grande parceria que deu certo, vamos ao terceiro ano juntos com uma química perfeita. Já vamos começara ensaiar, o trabalho começa agora, estamos buscando os melhores recursos para fazermos um excelente desfile e obtermos as notas máximas no quesito.

Mestre Capoeira também renova com Império da Tijuca

Personalidade carismática do carnaval carioca, Antônio Martins, mais conhecido como Mestre Capoeira, vai comandar os ritmistas da Sinfonia Imperial por mais um ano. Ele está há sete anos no Império da Tijuca. Capoeira conta que não mudará muita coisa no seu segmento:



- Fico contente em estar no Especial com meus ritmistas. Esta não é uma vitória só minha, é também dos meus ritmistas e componentes do Império da Tijuca. Procuro ficar sempre no meu trabalho, sem prejudicar ninguém, sem pedir nada a ninguém. Meu trabalho não terá mudanças, vou aumentar o número dos componentes na bateria. O andamento será o mesmo, mas as bossas serão criadas mais perto do carnaval. Em maio começarei uma escolinha de bateria, como faço há seis anos.


O Império da Tijuca ganhou a Série A no Carnaval 2013, conquistando o direito de abrir os desfiles do Grupo Especial em 2014.

Pedro Arídio é o novo Diretor de Carnaval do Império Serrano


O experiente Pedro Arídio é o novo Diretor de Carnaval do Império Serrano. Em conversa com o presidente Atila Gomes, o profissional assinou contrato visando o carnaval de 2014, e prometeu muito trabalho e empenho em pró da escola da Serrinha. 

- O nosso trabalho no Império será voltado para uma gestão de organização voltada para a conquista do título da série A, do carnaval.

Para Pedro, a formula do sucesso é simples: Muita disciplina, união e um desfile tecnicamente perfeito. 

- Isso é fundamental para se ganhar um carnaval- disse o mais novo integrante da família imperiana.

Pedro Arídio passou pela Imperatrz Leopoldinense, Acadêmicos da Rocinha e no último carnaval, esteve na Inocentes de Belford Roxo.

Intérprete Thiago Brito está de volta a Caprichosos


Após belos carnavais junto à Portela, Unidos da Tijuca e Inocentes de Belford Roxo, o intérprete Thiago Brito, que começou sua carreira na Inocentes da Caprichosos, está de volta à Azul e Branca de Pilares. Ele, que fez novamente ecoar o sucesso 'E por falar em saudade', em 2010, assinou contrato com a escola na manhã da última sexta-feira.
Feliz com o convite do presidente Cézar Thadeu, o intérprete, que já em 2010 era tido como diferenciado, conquistando prêmios de Revelação concedidos pelo site Carnavalesco e pelo Samba-Net, comentou o retorno: "Fiquei lisonjeado e quero muito ajudar a Caprichosos a voltar ao Grupo Especial. E quero inovar. A comunidade pode esperar também bastante seriedade, respeito e compromisso de minha parte. E nós chegaremos com tudo! Pra levar o título, terão que passar primeiro pela Caprichosos de Pilares".

Império da Tijuca anuncia renovações


intérprete Pixulé, o coreógrafo Junior Scapin e o presidente Antônio Marcos Teles, o Tê, se reuniram neste sábado. Pixulé continuará à frente do microfone principal do Império da Tijuca, recém-chegada no Grupo Especial. Cria da Leão de Nova Iguaçu, está desde 2009 na verde e branco do morro da Formiga. Emocionado, o cantor de 49 anos conta a felicidade de permanecer na escola:
- Estou duplamente feliz. É a realização de um grande sonho, poder mostrar meu trabalho no grupo de elite do carnaval carioca, e ainda com o glorioso Império da Tijuca! Agradeço ao povo do samba que sempre torceu por mim, para que eu tivesse essa oportunidade no Grupo Especial. Vamos fazer um grande trabalho em 2014. Estou muito confiante!
O bailarino e coreógrafo Júnior Scapin, de 28 anos, também continuará como responsável pelo quesito *Comissão de Frente*. Ele, que começou seus estudos na academia de dança Carlota Portella e atualmente é coreógrafo do programa “Esquenta” da TV Globo, diz como se sente ao ver os bons frutos do resultado do trabalho com a comissão de frente mais badalada do carnaval:
- Desde o primeiro dia de ensaio tive a certeza que nossa comissão seria nota 40. Aenergia que eu senti foi incrível. Tive todo o apoio da presidência e do carnavalesco pra desenvolver um trabalho digno de Grupo Especial. Os prêmios que ganhei só vieram reforçar ainda mais a minha historia de vitórias dentro do Império da Tijuca. Estou feliz por continuar trilhando um caminho que começou em 2010 e que em 2013 teve seu grande momento. Aguardem, pois em 2014 vamos surpreender a todos no Grupo Especial.
Durante a próxima semana, demais segmentos da escola irão se reunir com a presidência para fecharem seus contratos.
O Império da Tijuca foi a grande vencedora da Série A, administrada pela Lierj, conquistando o direito de abrir os desfiles do Grupo Especial no Carnaval de 2014.

Marcella Alves de volta ao Salgueiro


Marcella Alves é a nova porta-bandeira do Acadêmicos do Salgueiro. A assinatura do contrato foi divulgada na tarde desta quinta-feira,21 de Março, no perfil oficial da escola no Facebook.

Marcella, que já esteve no Salgueiro entre 2001 e 2005, fará par com o mestre-sala Sidcley. O novo casal será apresentado na próxima segunda-feira, na comemoração dos 60 anos da agremiação.

Confira a mensagem postada no perfil da escola:

"A boa filha à casa retorna. Foram 8 carnavais afastada, e na tarde de hoje, quinta-feira dia 21 de março, assinamos o contrato que traz Marcella Alves de volta à Família Salgueirense. Foram muitas reuniões até chegarmos a um consenso. Marcella Alves, novamente porta-bandeira do Acadêmicos do Salgueiro, marca o resgate de uma história que merecia continuidade. E assim será! Feliz daquele que, como Marcella, tem o Salgueiro no coração. A frase que ouvimos hoje dela, sintetiza tudo isso: 'estou de volta à casa. É como se tivesse vivendo temporariamente a vida de solteira e agora, estou voltando para o meu marido'. Feliz retorno, Marcella!"

Justificativas das notas da LIERJ serão divulgadas no próximo dia 27


Após a realização com sucesso do primeiro ano de desfiles da nova Série A, chegou o momento dos sambistas, da mídia e dos fãs da folia carioca conhecerem os detalhes do julgamento de 2013.

A Riotur e a Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIERJ) divulgam na próxima quarta-feira (27) as justificativas das notas dadas às 19 agremiações que fizeram parte do grupo.

Ao todo, 40 jurados, divididos em dez quesitos, atribuíram notas, entre nove a dez pontos, de acordo com o desempenho das agremiações na realização das funções específicas de desfile. Com as justificativas, será possível identificar com detalhes os motivos que levaram cada escola a perder pontos.

As justificativas estarão disponíveis no site da LIERJ - www.lierj.com.br - a partir das 12h da próxima quarta-feira, dia 27.

Marcelo Misalidis deixa a Unidos de Vila Isabel


O coreógrafo da escola campeã do carnaval carioca, Marcelo Misailidis, deixa a agremiação em 2014.
O comunicado foi feito por carta entregue à presidência da escola, na tarde ontem (19/03) no Barracão da azul e branca. Marcelo não quis comentar o motivo de seu desligamento e afirma que não que fechou contrato com nenhuma outra escola para o próximo carnaval.

"Minha relação com a Vila Isabel tem sido excelente em todos os níveis e com todos que lá convivem, tenho certeza que tal relação marcará mutuamente nossos corações por muitos anos...
Quanto ao futuro, hoje é incerto, não há caminho nem tampouco direção, não há convite ou proposta que tenha influenciado naquilo que lhes comunico."

Junior Pernambucano renova com a Império da Tijuca


Um dos grandes responsáveis pelo título da Série A, conquistado pelo Império da Tijuca, o carnavalesco da escola, Junior Pernambucano, resolveu que não fará dupla jornada no desfile do ano que vem. Revelado no carnaval da cidade de Três Rios, o artista resolveu que assinará apenas o desfile da agremiação do morro da Formiga, que volta ao Grupo Especial, onde esteve pela última vez em 1996. A escola anunciará oficialmente o enredo para 2014 no dia 23 de abril, durante feijoada em homenagem a São Jorge em sua quadra de ensaios. Vale lembrar que Junior Pernambucano estreou no carnaval carioca em 2013, já com o título da Série A.

Confira abaixo, na íntegra, a carta de despedida de Junior Pernambucano:

Querida e amada família verde e branca

Chegou a minha vez de oficializar o meu desligamento da nossa escola Bom das Bocas, onde servi durante 07 desfiles memoráveis.


Como todos já sabem foi a agremiação onde surgiu o Júnior Pernambucano. Onde surgiu esse amor tamanho. Onde surgiram pessoas especiais onde posso chamá-los de amigos. Foi onde surgiu um trabalho de qualidade e principalmente oportunidades únicas.


No carnaval de 2013 surge a oportunidade de fazer um carnaval no Rio de Janeiro, no G.R.E.S.E. IMPÉRIO DA TIJUCA onde eu fiz de um tudo para não deixar o nosso Bom das Bocas, e graças a Deus diante de várias dificuldades e renúncias eu cumpri com tudo e a escola foi tricampeã e fez um desfile digno de um cinquentenário. Fiquei muito feliz em poder fazer parte dessa história. 


E o Império sobe para o especial. E isso foi o motivo que me levou a tomar esta decisão de me desligar do Bom das Bocas, pois diante de outros desafios tenho uma responsabilidade em fazer mais um desfile no Império da Tijuca, só que agora de uma forma diferente e a minha responsabilidade duplica e mudanças terá em minha vida como por exemplo: me mudo para a capital do Rio de janeiro, facilitando assim meus trabalhos. E sendo assim dificulta muito meus trabalhos no Bom das Bocas, minha ausência será muito grande e não acho justo fazer isso com a escola porque sempre tratei meus trabalhos em qualquer escola que for com muita dedicação e doação total no que faço. Eu sempre fui assim, e todos que me conhecem sabem muito bem disso.


Estou indo em busca dos meus objetivos... 


Não esquecendo da grande falta que o Bom das Bocas vai fazer em minha vida. E espero que todos vocês torcedores e integrantes entendam essa minha posição.


Deixo essa posição bem clara na ultima reunião para o presidente Bruno Obeica e o vice Hamilton Santana e minha total disposição para colaborar com o que a escola precisar, até porque não vou abandonar o novo carnavalesco Gilber Rosa ( pois posso dizer que é minha cria), e como um bom pai não irei deixa-lo. Estarei sempre ligado ao Bom das Bocas e isso nenhuma distância ou escola irá atrapalhar de certa forma.


Desejo a toda diretoria, destaques, presidentes de alas e colaboradores um ano de muito progresso e que elaborem mais um grande espetáculo, e isso eu fico muito tranquilo porque sei a capacidade dessa grande família verde e branca.
Obrigado por tudo e a todos!!!


E rumo ao carnaval 2014!


É o que deseja o ex-carnavalesco, torcedor e amante por essa agremiação!


JUNIOR PERNAMBUCANO

Carnavalesco Jorge Caribé renova com União de Jacarepaguá



Considerando positivo o bom resultado do carnaval 2013, a escola União de Jacarepaguá renovou o contrato do carnavalesco Jorge Caribé. 


O presidente da escola, Reinaldo Bandeira, destacou a confiança no trabalho do carnavalesco, pelo trabalho desenvolvido na verde-e-branco de Jacarepaguá. 

"Fomos felizes no enredo de 2013, que nos proporcionou a permanência na série A, competindo com grandes escolas e inclusive proporcionando também a composição de um belo samba. Tenho a certeza que o Caribé nos trará um enredo ainda melhor e um trabalho digno de uma escola como a nossa. A comunidade o abraça, e estamos felizes em tê-lo no nosso time rumo ao carnaval de 2014" - declarou. 

O enredo da União de Jacarepaguá será divulgado em breve.

Milton Perácio é o novo presidente da Grande Rio


A Acadêmicos do Grande Rio tem novo presidente. Após o empresário Edson Alexandre entregar o cargo na tarde desta segunda-feira, 18, a escola de Duque de Caxias convidou o vice-presidente Milton Perácio para ficar à frente da agremiação, que este ano completa 25 anos de existência.

Um dos fundadores da Grande Rio, Perácio, de 63 anos, foi o primeiro presidente da escola e volta a exercer a função na esperança de ver, em sua gestão, a tricolor conquistar o ansiado título de campeã do Carnaval.

- Fiquei muito honrado quando a diretoria me propôs assumir a presidência por saber que o cargo será ocupado por alguém que ama a escola e a comunidade. Sou nascido e criado em Duque de Caxias, então a Grande Rio faz parte da minha vida. Agora sou presidente, mas se amanhã precisarem de mim para empurrar carro, serei empurrador de carro. Faço tudo pela minha escola. Quem sabe, como presidente, não consigo trazer o tão sonhado título? - indaga Milton Perácio, que é funcionário público e empresário.

Depois de um ano de trabalho na presidência da Grande Rio, o paulista Edson Alexandre percebeu que não seria possível conciliar por mais tempo as atividades na escola com seus negócios particulares - ele é marchand, dono de galeria de arte e chef de cozinha -, e preferiu renunciar ao cargo.

- Ser presidente de escola de samba não é uma atividade a ser exercida por alguém que tenha muitos compromissos paralelos. As escolas de samba hoje são empresas, potências que fazem o Carnaval ter a relevância cultural que tem para o país e para o mundo. A Grande Rio é uma dessas potências e exigiu de mim mais do que eu poderia dar e bem menos do que eu gostaria de dar. Infelizmente, não poderei continuar com o trabalho, mas a experiência foi valiosa e continuo na Grande Rio, colaborando como posso - afirma Edson Alexandre, que há seis anos é chef de cozinha da escola e permanecerá exercendo a função.

O enredo da Grande Rio para 2014 será em homenagem aos 200 anos da cidade de Maricá, tema que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo, recém-contratado da agremiação.

União do Parque Curicica já tem enredo para o Carnaval 2014



Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, a presidente do União do Parque Curicica, Kátia Paz, definiu o enredo da escola para o Carnaval 2014.

A agremiação que desfila pela Séria A do carnaval carioca vai falar sobre a cachaça com enredo "A cachaça como patrimônio histórico e cultural do Brasil", que será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Brasil

No carnaval deste ano, a União do Parque Curicica ficou em 12º lugar, apresentando o enredo "Quando o samba era samba", reedição do carnaval da Portela de 1994.

Junior Reis é o novo diretor de carnaval da Império da Praça Seca

 
 
 
 
 
 
Conhecido pelo seu jeito crítico, organizado, com passagens pelo Acadêmicos do Dendê, Paraíso do Tuiuti e União do Parque Curicica, oriundo da Ilha do Governador, Júnior Reis assume a direção geral de Carnaval do Império da Praça Seca.

"Ninguém faz carnaval sozinho, vou montar uma equipe, que tenho certeza que junto comigo, batalharão para alcançarmos o lugar mais alto da apuração, e tenho a convicção que quem quisér ganhar carnaval, vai ter que ganhar da Praça Seca".

Haverá uma festa na quadra da escola dia 21 de abril, em homenagem a São Jorge para apresentar os novos contratados.Vale dizer, que a Império da Praça Seca, obteve o 3º lugar no carnaval de 2013, pelo grupo de acesso B.

Nêgo se despede da Grande Rio


Edson Feliciano Marcondes, o intérprete Nêgo, enviou carta, para divulgação pelo GALERIA DO SAMBA, através da qual informa seu afastamento da equipe de cantores da Acadêmicos do Grande Rio.
Confira:
COMUNICADO.
Do intérprete Nêgo para todos os amigos e segmentos da G.R.E.S Acadêmicos da Grande Rio.
Prezados Amigos,
Após ter participado e me orgulhado em ter feito parte do staff de profissionais desta maravilhosa Agremiação no desempenho do carnaval de 2013, com o coração partido, porém com o forte sentimento de dever cumprido, venho por meio desta comunicar-lhes o meu desligamento desta conceituada e maravilhosa Escola de Samba.
Na oportunidade agradeço ao carinho, respeito e consideração recebida pelo Exmo. S.r. Presidente de honra Jaider Soares, todos da Diretoria, Velha Guarda, harmonia, enfim: a toda Comunidade de Caxias, não só por esta vez, mas sim por todas as vezes que me concederam a honra e o prazer de interpretar os hinos desta querida escola em vários carnavais.
Graças a Deus saio de cabeça erguida, sem deixar ou levar magoas ou inimizades.Ao contrario. Fortaleci ainda mais ótimas amizades e com certeza sentirei muita saudade de todos.Espero ter alcançado as expectativas profissionais e pessoais, pois tenho consciência que realizei um trabalho com muito amor, profissionalismo, respeito e dedicação.
Adeus, jamais. Apenas não estarei incluído no staff de profissionais do carnaval de 2014 desta amada Escola de Samba chamada Grande Rio, mas ela sempre estará guardada em meu coração.
Mais uma vez muito obrigado a todos e que Deus nos abençoe,
Nêgo - Intérprete

quinta-feira, 7 de março de 2013

São Clemente renova com Igor Sorriso


A São Clemente anunciou nesta quarta-feira a renovação para mais um carnaval com seu intérprete principal, Igor Sorriso.

Igor chegou a escola da Zona Sul em 2009, quando foi apoio de Leonardo Bessa. Já em 2010, ocupou pela primeira vez o posto de intérprete oficial da escola, lugar que ocupou também em 2011 e 2012, e onde estará também em 2014.O intérprete tem em seu currículo o Estandarte de Ouro de Revelação do Carnaval conquistado em 2011.A São Clemente foi a 10ª colocada no Grupo Especial do Carnaval 2013 do Rio de Janeiro. A Amarelo e Preto de Botafogo levou para a Sapucaí o enredo “Horário Nobre”, em homenagem as novelas que fizeram sucesso na Rede Globo.

Portela em negociação com o carnavalesco Alexandre Louzada


Alexandre Louzada acertou nesta terça-feira, dia 26,sua ida para a Portela. O carnavalesco se desligou na semana passada da Mocidade Independente de Padre Miguel, onde trabalhou nos últimos dois carnavais.

A
 informação foi confirmada pela atual diretoria da Azul e Branco e pelo presidente da escola, Nilo Figueiredo.


Ao longo do dia, o acerto foi comentado pela chapa de oposição. Pois a Portela está em pleno período pré-eleitoral e o normal nesse caso são as decisões ficarem para a chapa vencedora.
Para o candidato a presidente Serginho Procópio, e para o vice, Marcos Falcon, o atual presidente da escola parece ignorar o processo eleitoral que está em andamento.
- O que o presidente está fazendo é um desrespeito não só ao profissional Alexandre Louzada, como ao Monarco, presidente de honra da nossa chapa, e aos sócios da escola. Ignorar a existência de uma eleição é uma demonstração clara de desrespeito ao processo democrático portelense. Não anunciamos e não anunciaremos nomes neste momento, como uma forma de respeito aos nossos sócios e de resguardar os profissionais. E tem mais: o presidente, em vez de anunciar carnavalesco, deveria anunciar que pagou a todos os profissionais que trabalharam no desfile deste ano e que não receberam até agora. Preferíamos que a situação viesse a público também para responder sobre problemas estruturais da escola, como o real montante das dívidas e sobre a prestação de contas  – declara Procópio.
Marcos Falcon ressalta que o problema da Portela não se resume à contratação de um carnavalesco.
- O problema é a incompetência da atual diretoria. Desde que o Nilo e o Nilinho, filho dele, assumiram, foram nove desfiles com notas pífias em alegorias e fantasias, mesmo tendo passado por lá alguns bons carnavalescos. Então, seja o profissional que for, não terá condições de trabalho com a atual administração. Por exemplo, é inadmissível botar toda a culpa pelo fracasso do carnaval deste ano no Paulo Menezes. O Menezes teve seu talento desperdiçado por essa diretoria que está aí, porque não deram condições de trabalho. O Louzada, que é um profissional que já foi campeão do carnaval e merece todo o respeito, está recebendo um abraço de afogado. Está sendo usado numa falácia eleitoreira – concluiu o candidato a vice-presidente da chapa Portela Verdade.
A noite, Louzada publicou  em seu Perfil no Facebook um texto onde diz ter noção do período que a escola vive e que aguarda o fim do pleito eleitoral para que seja oficializada ou não sua contratação pela Azul e Branco de Madureira. Veja a declaração de Louzada em seu perfil:
“AMIGOS,QUERO ESCLARECER A TODOS QUE A CONVERSA QUE TIVE COM O PRESIDENTE NILO FIGUEIREDO, TRANSCORREU NUM CLIMA DE PURA CORDIALIDADE E RESPEITO MUTUO. SABEMOS BEM QUE A MINHA CONTRATAÇÃO NÃO PODE SER EFETIVADA ANTES DO PROCESSO ELEITORAL QUE A PORTELA ATRAVESSA.REITERO O MEU RESPEITO POR TODOS QUE EMITIRAM SUAS OPINIÕES NAS REDES SOCIAIS ,ASSIM COMO A MINHA ALEGRIA EM TER SIDO CONVIDADO PARA INTEGRAR O QUADRO DESTA GRANDE AGREMIAÇÃO.É COM SERENIDADE QUE AGUARDO O DESFECHO DESTE PLEITO E QUE AS PARTES ENTENDAM QUE INDEPENDENTE DE QUEM GOVERNARÁ OS DESTINOS DA ESCOLA,NÃO DIMINUIRÁ A IMENSA ADMIRAÇÃO QUE TENHO E TEREI PELA MINHA E NOSSA GLORIOSA PORTELA.” –  (Alexandre Louzada em seu perfil oficial do Facebook)
Louzada já foi carnavalesco da Portela em 1985, 1986, 2001 a 2003. O carnavalesco será apresentado aos portelenses oficialmente na feijoada que acontece no próximo sábado, 02 de Março.

TAVINHO NOVELLO É O NOVO INTEGRANTE DA COMISSÃO DE CARNAVAL DA VILA ISABEL


Nesta terça-feira, dia 26, a Vila Isabel anunciou sua mais nova contratação para o Carnaval 2014. Trata-se de Tavinho Novello, ex-diretor de Carnaval da Acadêmicos do Grande Rio.Tavinho chega a escola para reforçar a campeoníssima Comissão de Carnaval da Vila Isabel que já conta com Wilsinho, Décio Bastos, Evandro Bocão, Julio Cerqueira e Junior Schall.

O novo membro da Vila Isabel se mostrou muito feliz com o retorno a Vila Isabel. “Estou muito orgulhoso. Fazer parte desta equipe vencedora e, principalmente, na atual circunstância é uma enorme satisfação, o reconhecimento do quanto me doei enquanto estive na escola, ajudando na realização do desfile de 2006, e do meu trabalho, de uma forma geral”.
Tavinho já fez de tudo um pouco no mundo do samba. Começou a cerca de 15 anos, na Imperatriz Leopoldinense, como compositor. Na agremiação de Ramos, conheceu o trabalho desempenhado pelos integrantes da Harmonia, e logo se somou. Tamanho comprometimento lhe rendeu convites para atuar em outras agremiações, bem como responder por novas funções: “Em 2003, na Unidos da Tijuca, por exemplo, fui encarregado de cuidar de todas as alegorias. Responsabilidade à altura me foi dada ainda na Porto da Pedra e no Salgueiro, até que, enfim, cheguei a Caxias”, conta ele, que, dentre os muitos desafios, superou o prejuízo provocado pelo incêndio, em 2011, no barracão da tricolor, na Cidade do Samba.
Com dois campeonatos no currículo – 2006 pela Vila e 2009 com o Salgueiro -, além de três vices, Tavinho Novello, finalmente, se diz feliz com o retorno à tricampeã, pois espera o perfeito casamento entre o profissional e o pessoal: “Na Vila Isabel fiz muitas amizades. A escola tem as pessoas certas, nos locais certos e é regida com seriedade. O presidente Wilsinho, apesar de jovem, é extremamente participativo e conhecedor do carnaval. Minha admiração pelo time da Vila é enorme”.
O presidente Wilsinho comentou sobre o retorno de Tavinho Novello à escola, ressaltando suas qualidades: “A equipe da Vila Isabel foi formada ao longo dessa última década em que estivemos à frente da escola, tendo sido sempre minha responsabilidade a contratação desses profissionais. Tavinho chega por ser qualificado, vitorioso, amigo e saber que trabalhamos em equipe, de fato, sem vaidades, o que é difícil no mundo do samba”.
Por fim, salientando o bem-sucedido trabalho realizado nos últimos anos, o presidente explicou qual será a função do novo integrante da Comissão de Carnaval: “Não cometemos um erro em desfiles desde 2008 e somos, por 2 anos consecutivos, nota máxima em Evolução e Harmonia. Melhoramos, pois todos sabem muito bem o papel a desempenhar: Décio com a Harmonia e coordenadores; Bocão no carro de som e no trato direto com a comunidade; Júlio na parte artística; Schall nos projetos, desenhos e direção geral de barracão; e eu, na coordenação, principalmente na Evolução em desfile. Tavinho vem para permear todas essas áreas, além de ser o novo gestor da quadra da Vila”.

terça-feira, 5 de março de 2013

Zé Paulo não é mais intérprete da Estação Primeira de Mangueira

Zé Paulo Sierra não é mais o intérprete da Verde e Rosa do morro da Mangueira. Através de uma carta enviada ao presidente da escola, Ivo Meirelles, o interprete formalizou o pedido de desligamento da agremiação.Zé Paulo, que já teve passagens por ilustres escolas como Caprichosos de Pilares, Lins Imperial, Arranco, X-9 Paulistana, hoje despede da escola com uma bagagem de 5 anos de Mangueira, sendo 2 anos de apoio e 3 de Intérprete oficial.
Leia na íntegra a carta de desligamento enviada por Zé Paulo Sierra ao presidente Ivo Meirelles:
 
                                                               “Entrega de cargo
Presidente, escrevo esta carta com o intuito de formalizar o meu desligamento do quadro de funcionários da GRES Estação Primeira de Mangueira, independente de sua continuidade na presidência do grêmio.
Gostaria de agradecer a oportunidade que me foi dada e a confiança em mim depositada durante esses quatro anos. Trabalhei sempre fazendo o melhor em prol da agremiação, deixando de lado qualquer vaidade pessoal. Esse período, com certeza, foi de grande aprendizado e amadurecimento profissional. Entretanto é preciso buscar novos desafios e realizar novos sonhos.
À nação Mangueirense deixo todo meu carinho e respeito, fazendo votos que continuem se dedicando e amando essa escola tão querida, da qual me orgulho de ter feito parte um dia.
 
Att;
Zé Paulo Sierra”

MAIS DE MIL SAMBISTAS CARIOCAS FARÃO A FESTA NO CARNAVAL DE SAN LUIS NA ARGENTINA


Componentes de vinte e uma escolas de samba do Rio de Janeiro partem na madrugada desta terça para a província de San Luis, a 800 km de Buenos Aires, na Argentina, para participar dos desfiles do Carnaval do Rio em San Luis, que acontece na próxima sexta e sábado, dias 8 e 9 de março. Cerca de 40 ônibus deixam a Cidade do Samba às 22h desta segunda, rumo às quadras cariocas, onde embarcam os 1.500 sambistas que cumprirão uma jornada de 55 horas e 3.350 km para levar o gingado do samba a terras hermanas.
Produzido pela Gangazumba Produções, em parceria com a Amebras (Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil) e a Ami-7, o Carnaval do Rio em San Luis  acontece pelo quarto ano consecutivo e é o maior desfile de carnaval já realizado por brasileiros fora do Brasil. São dois dias de desfiles, com apresentações de três escolas de samba. Duas delas são formadas por 1.500 sambistas vindos do Rio de Janeiro, e a terceira, por 750 foliões, dos quais 600 são argentinos.
As agremiações brasileiras são montadas com a junção de alas, baterias, baianas, passistas e casais de mestre-sala e porta-bandeira oriundos de vinte e uma escolas de samba do Grupo Especial e de algumas da Série A do Carnaval carioca. Já a agremiação local, batizada de Sierras del Carnaval através de votação popular, foi criada no mesmo padrão das brasileiras e estreou nos desfiles em 2012.
As apresentações brasileiras são embaladas pelas baterias da Unidos de Vila Isabel e da Porto da Pedra, que terão como rainhas Viviane Araújo e Quitéria Chagas, respectivamente. O carnavalesco brasileiro Milton Cunha assina o enredo de uma das escolas brasileiras – tendo como tema o projeto habitacional da província, de nomeVivendas – e o da escola puntana. Já o carnavalesco Jorge Caribé assina o enredo da segunda escola brasileira, cujo tema é Tecnologia em San Luis.
Os intérpretes dos sambas-enredos são Clóvis Pê e Thiago Brito. Para facilitar o canto dos foliões, o compositor Álvaro Luiz Caetano, o Alvinho, criou versões dos sambas da União da Ilha dos carnavais de 1978 (O Amanhã) e 1991 (De bar em bar, Didi , um poeta). Na adaptação, as letras ganham alguns versos em referência aos enredos desenvolvidos por Milton Cunha e Jorge Caribé.
O espetáculo segue o modelo dos desfiles da Marquês de Sapucaí e acontece no autódromo da cidade de Potrero de Los Funes, que teve um trecho de quinhentos metros adaptado para servir de “Sambódromo” (chamado pelos argentinos de “Corsódromo”). Uma plateia de 25 mil pessoas assiste aos desfiles das três escolas em cada noite. Os ingressos variam de $ 30 (trinta pesos argentinos), cerca de R$ 12, nos setores populares, a $ 400 (quatrocentos pesos argentinos), cerca de R$ 155, nos camarotes. O Carnaval do Rio em San Luis já consolidou-se como o principal evento do calendário turístico da província e um dos principais da Argentina, atraindo viajantes de todo o país e América do Sul, principalmente do Chile.
Escola de samba argentina cresceu 50% em um ano – Em seu segundo ano, a Sierras del Carnaval se apresentará com 750 componentes, 50% a mais que no ano passado. “É a primeira escola de samba da Argentina que tem comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, passistas e samba em português”, explica o carioca Wallace Souza, Diretor Artístico da Sierras del Carnaval. O enredo da agremiação é “Seguimos sonhando”, sobre a candidatura da Cidade de La Punta aos Jogos Panamericanos de 2019. O intérprete do samba é Gilsinho da Portela.
Para o desfile de 2013, 180 argentinos da região tiveram aulas regulares de samba no pé com Wallace Souza, Robson Soares e as mulatas Monalisa Carvalho e Luciana Domingoes. Outros 120 habitantes de San Luis aprenderam a tocar os instrumentos de bateria, sob orientação dos mestres André Henrique e Cláudio Júnior.
A porta-bandeira Elaine Bispo e o mestre-sala Paulo César, da Unidos de Padre Miguel,realizaram oficinas para treinar o primeiro casal formado na província, que fará sua estreia este ano. Por meio de um concorrido concurso, a agremiação elegeu, em fevereiro, sua rainha de bateria, Camila Partenza, de 18 anos. A jovem sambista argentina desfilou como passista no carnaval de 2012 e teve a oportunidade de visitar ensaios de escolas de samba no Rio de Janeiro, onde participou de um intercâmbio cultural coordenado pela Gangazumba Produções, pela Amebras e Ami-7.
Projeto Social – O Carnaval do Rio em San Luis não é apenas um espetáculo de entretenimento ou uma simples exportação do samba brasileiro, como explica Célia Domingues, coordenadora geral da produção brasileira. “O carnaval brasileiro é um importante veículo de inclusão social, pois forma mão-de-obra especializada para os ofícios do carnaval e gera trabalho para pessoas de baixa renda, que normalmente ficariam excluídas do mercado, tanto no Brasil quanto na Argentina, onde já formamos centenas de artesãos, ritmistas e passistas ao longo das quatro edições do evento”, conta Célia, que preside a Amebras (Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil), entidade responsável pelos projetos sociais da Cidade do Samba.
Artesãos brasileiros formados no projeto Carnaval e Cidadania, da Amebras, ensinaram e coordenaram oficinas de adereços e chapelaria na província argentina. Instrutores de samba no pé e de percussão ministraram aulas para 300 argentinos. E cem argentinas trabalharam nos ateliês que confeccionaram todas as 750 fantasias da Sierras Del Carnaval, assim como os carros alegóricos das duas escolas brasileiras e da própria Sierras. A supervisão artística coube ao carnavalesco Milton Cunha.